Semana Internacional do Cérebro

10-02-2009 11:33

A iniciativa da comemoração da semana do cérebro é um fenómeno a nível internacional - iniciativa organizada e levada a cabo Pela Dana Alliance for Brain Initiatives -, com o intuito de divulgar junto da comunidade científica os progressos e benefícios da investigação científica envolvendo o cérebro e as suas estruturas encefálicas. Nesta enorme iniciativa participam instituições científicas, faculdades, hospitais, institutos de saúde, escolas e outras entidades profissionais a nível mundial.

Em Portugal, as actividades para a comemoração desta semana são levadas a cabo pela Sociedade Portuguesa de Neurociências em colaboração com a Ciência Viva. 

Neste presente ano, a edição de 2009 é comemorada nos dias 16 a 20 de Março.

Como esta data não passa sem deixar de ser assinalada na nossa escola, tendo em conta que as investigações acerca do cérebro, as suas estruturas e as comunicações entre os neurónios fazem parte integrante dos planos de estudo dos cursos de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário, o nosso querido Tubo de Ensaio organizará algo para comemorar esta semana na escola, envolvendo toda a comunidade escolar junto do Laboratório do Cérebro (evento a realizar com algumas actividades laboratoriais práticas, ousadas e lúdicas - como, por exemplo, algumas dissecações a cérebros de mamíferos).
Como complemento, teremos uma equipa de neurocientistas da faculdade de ciências da saúde local a realizar uma sessão de esclarecimentos sobre o verdadeiro labirinto que é o nosso cérebro.
Dada a natureza específica do tema científico, o grupo organizará a sessão tendo em conta que apenas será presenciada por alunos de 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Contudo, todos os interessados são bem-vindos.

Existe, ainda, bastante trabalho a desenvolver para a organização deste Laboratório.

Contamos com o apoio de todos para que consigamos elevar os objectivos do Tubo de Ensaio ao seu auge.

Aguardem novos desenvolvimentos.


Até Breve,
Diogo Silva | Patrícia Alves

Voltar

Semana Internacional do Cérebro (Comentários)

Data
De
Assunto

semana internacional do cérebro

excelente iniciativa...muito bem...

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.